15 de dezembro de 2010

Holanda prende novo suspeito de ataques hackers pró-Wikileaks

Matéria Retirada do Site: Globo.com

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/12/11/freeassange.jpg

A polícia da Holanda prendeu neste sábado (11) um homem de 19 anos suspeito de ser um dos responsáveis pelo ataque cibernético ao site da promotoria pública do país, um dos alvos da operação promovida por defensores do site Wikileaks.

O ataque que derrubou o site do órgão judiciário holandês ocorreu após a prisão de um jovem de 16 anos, apontado como partipante das ações contra redes de computadores das operadoras de cartões de crédito Visa e Mastercard e do site de pagamentos eletrônicos PayPal.

Ativistas digitais, liderados pelo grupo conhecido como "Anonymous", apontaram as instituições financeiras como inimigas da liberdade de expressão na rede por terem suspendido a tranferência de doações para o Wikileaks, responsável pela publicação de centenas de documentos secretos da diplomacia americana. O G1 apurou que houve a participação de internautas brasileiros nos ataques.

Segundo a polícia holandesa, o novo suspeito foi preso na cidade de Hoogezand-Sappemeer, no norte do país, por supostamente ter utilizado um programa de computador para congestionar o site da promotoria. O ataque deixou a página fora do ar por algumas horas nesta sexta-feira. O suspeito, que utilizava o nome de Awinee nos sites utilizados para coordenar a operação

Em todo o mundo, diversos ativistas se organizaram para atacar páginas de empresas consideradas adversárias do Wikileaks. O principal porta-voz do site, Julian Assange, foi preso em Londres na terça-feira após pedido da Suécia por acusações de crimes sexuais.

0 comentários: