A saída do presidente Hosni Mubarak do poder no Egito poderá estar mais perto do que se pensava. O secretário-geral do partido do presidente, o NPD, disse à BBC que Mubarak atenderá às exigências do povo egípcio «em breve».
Ao 17º dia de manifestações anti-regime no Egito, o responsável do NPD disse à cadeia televisiva britânica que o vice-presidente Omar Suleiman deverá suceder a Mubarak na presidência do país.
Também o primeiro-ministro do Egipto, citado pela BBC, disse que a saída de Mubarak estava a ser discutida.
Já a agência Reuters diz que «esta noite» Mubarak deverá passar o poder para os militares. «Tudo o que desejam vai concretizar-se», adiantou uma alta patente do exército. Testemunhos dizem que o exército deverá fazer uma declaração esta noite.
Entretanto, continuam as manifestações no centro do Cairo, com milhares de pessoas a pedirem a demissão do actual presidente na praça Tahrir. Vários médicos, estudantes de medicina, motoristas de transportes públicos, advogados e operários têxteis aderiram à greve marcada pelos sindicatos, exigindo melhores salários.
Estima-se, ainda, que cerca de 20 mil operários fabris estejam em greve em todo o Egito. A Bola
O Povo venceu ? Talvez não, vamos ver este trecho, do blogue Informação Incorrecta (que não gosta nada dos reptilianos ), de terça-feira:
O meu ponto de vista? Eu prefiro a explicação do artigo anterior: acho que a ganância dos bancos ocidentais é mais do que suficiente para explicar a actual situação.
Mas como? Acabei de publicar uma lista que demonstra como os Estados Unidos estivessem a preparar uma revolução e agora digo que não é verdade?
Omar Suleima
Não digo que não seja verdade, pelo contrário: penso que os Estados Unidos sempre gostaram de fazer jogos duplos. Ao despoletar duma crise, eis que Washington pode sempre afirmar perante os revoltosos: mas nós sempre estivemos ao vosso lado. É o que está a acontecer.
Além disso, a crise no Norte de África é uma crise regional. Por enquanto não ultrapassa a África do Norte e temos só um País (a Jordânia) no Médio Oriente. Nada de global.
E as reações de Washington são também elucidativas: o candidato proposto para presidir a fase de transição é Omar Suleima.
Omar Suleima??? Mas os leitores sabem quem é este fulano?
Procurem na Internet.
Omar Suleima sempre foi o braço armado de Mubarak, o braço mais violento e sanguinário, chefe da organização que utiliza a castração dos presos políticos.
Este indivíduo, segundo os Estados Unidos, deve representar o Novo Egipto.
Está tudo dito. Ler artigo completo
Bem, ao que tudo indica, mas uma vez os EUA vão levar a melhor.
Alguns dizem que Deus está na Casa Branca,… começa a fazer mais sentido a expressão “seja feita a vossa vontade“…
0 comentários:
Postar um comentário